Saiba como o Sistema de Força de Vendas pode ajudar o seu negócio

Publicado em

Para empreender com sucesso, é importante contar com as ferramentas adequadas. E isso significa tanto investir em equipamentos e mão de obra qualificada, quanto aproveitar os avanços tecnológicos voltados para o empreendedorismo. Um deles são os sistemas que dão suporte à gestão, como o SFA (Sales Force Automation, ou Sistema de Força de Vendas).

O que é o SFA?

É um programa focado em otimizar o trabalho e os resultados da equipe de vendas, permitindo também que os gestores acompanhem o desempenho dos colaboradores, para realizar possíveis ajustes que se mostrem necessários. O SFA é um sistema bastante utilizado por empresas que têm vendas em campo, por isso, é fundamental que ele seja adaptável para dispositivos móveis.

Essa automação acompanha todas as etapas de uma venda, desde a prospecção até o fechamento do negócio, inclusive, colaborando com a redução do tempo discorrido entre essas duas fases.

Funcionalidades do sistema

Na maior parte dos casos, a automatização tem como objetivo trazer mais dinamismo aos processos e com o SFA isso não é diferente. Veja a seguir as principais funcionalidades que um programa como esse entrega à empresa que adere a ele:

* Mantém um histórico completo de cada cliente, que pode ser acessado com apenas alguns cliques. Assim, o vendedor consegue saber que outros produtos ele já comprou, se deu algum feedback e qual foi, o status da negociação mais recente e outros dados que o ajudem a fazer uma abordagem mais assertiva;

* Programa entregas de mercadorias de acordo com as necessidades do cliente e evitando que a empresa falhe com esse compromisso;

* Tem recursos para automatizar o envio de propostas e orçamentos;

* Se necessário, pode ser integrado ao Google Maps para que os gestores possam acompanhar a rota que os vendedores estão percorrendo, em casos de trabalho em campo;

* Facilita a troca de informações entre os vendedores e deles com outros colaboradores da empresa. É bastante útil quando surge a necessidade de apresentar algum dado ao cliente durante a negociação que não esteja em mãos;

* Facilita a comunicação com o cliente;

* Acompanha as metas de vendas traçadas, alcançadas ou não;

* Pode emitir sinais de notificação em datas especiais, como o aniversário de um cliente, para que o vendedor possa enviar uma mensagem cordial.

Por que adotar um sistema SFA?

A primeira vantagem é o fato de que ele impacta diretamente no aumento das vendas. A lógica para isso é muito simples: quanto mais informações se têm sobre um cliente em potencial, mais fácil e eficiente é o processo de identificar se é ou não um lead qualificado e adotar uma estratégia personalizada.

Além disso, a maior parte dessas ferramentas relatadas anteriormente dão suporte para que o vendedor proporcione ao cliente uma experiência melhor e satisfatória, o que é essencial para a sua fidelização.

Também é preciso considerar o fato de que o monitoramento dos resultados da equipe ajuda o gestor a identificar possíveis falhas estruturais ou circunstanciais e trabalhar para corrigi-las, promovendo treinamentos, por exemplo.

O SFA ainda pode ser integrado ao ERP para colaborar com a gestão geral do empreendimento e melhorar os resultados como um todo.

Preencha o nosso pequeno cadastro de contato e vamos procurar você para apresentar a nossa solução SFA mostrando como ela pode ser personalizada para o seu negócio.

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

O que é fluxo de caixa? e quais os seus benefícios?

Para que um empreendimento se mantenha ativo e funcionando de modo adequado a sua organização financeira é indispensável. São muitas as técnicas e ferramentas disponíveis para que os gestores lidem com esta tarefa. Neste artigo trataremos sobre como fazer uma gestão de fluxo de caixa.

Leia Mais

Contabilidade gerencial e seu papel na gestão empresarial

Uma das áreas mais importantes de toda a empresa é a contabilidade. Através da mesma, é possível observar melhor tanto a área financeira como também a melhor forma de realizar o pagamento dos impostos correspondentes. Com isso, um conceito que está ganhando importância é a contabilidade gerencial.

Leia Mais

Aprenda a reduzir os custos de sua empresa

Fundamental para o desenvolvimento competitivo e saudável de empresas de todos os segmentos, a gestão estratégica de custos, também chamada de GEC, é um recurso amplamente utilizado por companhias que precisam tomar decisões assertivas, com redução dos custos, gestão eficiente das despesas e um gerenciamento financeiro de qualidade. Ao longo desse artigo, iremos explicar o que esse termo significa, sua importância e como aplicá-lo com eficiência na sua empresa.

Leia Mais

Saiba como o Sistema de Força de Vendas pode ajudar o seu negócio

Para empreender com sucesso, é importante contar com as ferramentas adequadas. E isso significa tanto investir em equipamentos e mão de obra qualificada, quanto aproveitar os avanços tecnológicos voltados para o empreendedorismo. Um deles são os sistemas que dão suporte à gestão, como o SFA (Sales Force Automation, ou Sistema de Força de Vendas).

Leia Mais

Por que o CRM é importante para sua empresa?

Um dos maiores trunfos que o empresário atual tem em mãos para consolidar e ampliar o seu negócio é a informação: sobre o mercado, o ambiente interno da empresa, os concorrentes, as tendências apontadas por grandes institutos de pesquisa e, é claro, sobre o cliente. Nesse último departamento, encontra-se o CRM.

Leia Mais

Como um software de gestão pode automatizar os processos da sua empresa?

Toda empresa possui uma série de demandas operacionais e obrigações legais que precisam ser honradas periodicamente para assegurar que o empreendimento possa operar de maneira regular e lucrativa, acima de tudo. Para que isso seja possível, a gestão do negócio é fundamental em todas as áreas e processos. Neste texto, você entenderá porque um software de gestão pode automatizar os processos de sua empresa. Confira!

Leia Mais

Bloco K: O que é e calendário de obrigações

O Governo Federal, a partir de 2007, deu início a medidas que tornassem os processos de escrituração fiscal menos burocrático e mais eficiente. Dessa forma, surgiu o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O SPED trouxe inúmeras mudanças para facilitar a contabilidade das empresas, entre elas, a inauguração do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque em versão digital, o conhecido Bloco K.

Com isso, a Receita Federal passou a estabelecer os prazos para a entrega correta do Bloco K, que entraram em vigor a partir de 1° de janeiro de 2018. Por isso a importância de se entender o que é o Bloco K, suas obrigações e datas, evitando multas e outras penalizações.

Leia Mais

Saiba como implementar um software de gestão no seu agronegócio

Com o mundo globalizado e tecnológico que existe hoje, se torna cada vez mais importante otimizar a atividade agrícola, sendo essencial a utilização de um software de gestão no seu agronegócio. Existem diferentes tipos para as mais diversas finalidades, assim é preciso avaliar qual modelo pode suprir as necessidades de cada atividade. Saiba agora como implementar um software de gestão no seu negócio de agricultura.

Leia Mais

Receituário Agronômico com atualizações automáticas de acordo com normas do MAPA

Para gerir o agronegócio com responsabilidade e eficiência, as empresas tiveram que adotar as inovações tecnológicas com o fim de auxiliar o serviço, aprimorar os resultados e fiscalizar os processos. Administrar as plantações e a venda de agrotóxicos de acordo com as leis e regulamentações dos órgãos responsáveis é uma obrigação da revenda. Uma destas obrigações é o preenchimento do receituário agronômico.

Esta documentação indica sobre o uso de agrotóxicos, que deve ser feito seguindo exatamente as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A tecnologia dos sistemas de gestão propicia facilidades na obtenção das recomendações baseadas na cultura, defensivos e diagnóstico e retornam dados para a correta aplicação. Desta forma, o receituário agronômico eletrônico indica a utilização dos agrotóxicos e, principalmente, se a quantidade está dentro do que é indicado pelo MAPA.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços