Venda direta com foco no cliente

Publicado em

Basicamente, a venda direta é aquela feita do vendedor para o consumidor, sem a necessidade de um ponto comercial ou loja ou outro tipo de estabelecimento físico para que o negócio aconteça. Embora alguns segmentos considerem o modelo já antiquado, principalmente frente aos modernos conceitos de marketing digital atuais, o formato segue firme e representa hoje um mercado global de quase R$ 200 bi – R$ 20 bi dos quais no Brasil, em 2017, apontando que as vendas diretas brasileiras estão entre as mais relevantes do mundo. Alguns analistas entendem que o conceito vive atualmente uma nova onda mundial, pela leveza e custos menores embutidos na dinâmica comercial.

Novos segmentos aderem

Mas será que qualquer ramo de atividade pode aderir à venda direta? De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), a representatividade do segmento e os bons resultados daqueles que utilizam o formato em seu modelo de negócios tem chamado a atenção de empresas não tradicionais no conceito. Convencionalmente, cosméticos, perfumaria e higiene pessoal lidera o setor, com 40% do mercado, mas agora categorias como livros, brinquedos, CD, DVD, softwares e games ocupam um percentual de 4,1%, assim como a de telefonia, internet e TV por assinatura (3,3%) e produtos financeiros (2,7%), mas há muitas outras, até com fatias de mercado maiores. Essa diversidade de novos adeptos é cada vez mais promovida pela consolidação das plataformas digitais no apoio a estratégias de vendas e negócios e a multiplicidade de canais por onde atender ao consumidor.

Foco no cliente

Há alguns formatos de vendas diretas existentes hoje, como o pioneiro e resistente porta-a-porta, mala direta, catálogos, encartes, telemarketing, party plan, sistema mononível, sistema multinível, e outros mais específicos. Cada empresa ou vendedor acrescenta seu toque pessoal e considera as peculiaridades de seu mercado na hora de vender, mas toda a venda direta tem duas características como princípio: relacionamento direto com o cliente e atendimento personalizado.

Para entendimento resumido dessa mecânica, no atacado ou no varejo de vendas a ponta inicial da cadeia de produção é a indústria, que produz e passa o produto para a empresa, que por sua vez passa para os revendedores, que passarão para os consumidores finais, fechando a cadeia. Todo esse processo gera uma série de encargos, como taxas e impostos, pagamento pelo trabalho de funcionários envolvidos, logística aplicada na distribuição do produto etc. No modelo de vendas diretas, o único intermediário entre o produto e o consumidor é a figura do revendedor, então é um modelo que atrai por representar muito menos custos. Outra vantagem é a eliminação do ponto de venda físico, e, por isso, uma possibilidade maior de alcance da marca e expansão dos negócios, que aumenta a cada consumidor conquistado justamente pelas duas características já faladas: relacionamento direto com o cliente e atendimento personalizado.

Time eficiente

Para isso, é necessário montar um bom time de vendas, bem treinado no seu produto ou serviço e com um perfil moderno de comunicação, que inclua boas noções de técnicas de vendas e marketing. Convidamos o leitor para entrar em contato por meio do nosso site e solicitar o atendimento de um de nossos revendedores sobre informações dos nossos produtos e parcerias no segmento de softwares de gestão empresarial (ERP).

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Exportação de grãos: Quais as vantagens de exportar?

O Brasil é um país de predomínio rural e possui um grande potencial como exportador de grãos, mas muitas vezes por não haver informações e conhecimentos suficientes sobre a cultura
exportadora, muitas oportunidades são perdidas de ter seus produtos expostos nas prateleiras dos países estrangeiros.

Leia Mais

Como fazer uma gestão de estoque de forma eficiente?

Toda empresa que trabalha com comercialização de produtos ou insumos necessita de um controle de estoque eficiente para não ter o armazenamento excessivo de mercadorias com baixo giro e que podem acarretar em uma perda financeira para o empreendedor.

Leia Mais

Venda direta com foco no cliente

Basicamente, a venda direta é aquela feita do vendedor para o consumidor, sem a necessidade de um ponto comercial ou loja ou outro tipo de estabelecimento físico para que o negócio aconteça. Embora alguns segmentos considerem o modelo já antiquado, principalmente frente aos modernos conceitos de marketing digital atuais, o formato segue firme e representa hoje um mercado global de quase R$ 200 bi – R$ 20 bi dos quais no Brasil, em 2017, apontando que as vendas diretas brasileiras estão entre as mais relevantes do mundo. Alguns analistas entendem que o conceito vive atualmente uma nova onda mundial, pela leveza e custos menores embutidos na dinâmica comercial.

Leia Mais

O que é fluxo de caixa? e quais os seus benefícios?

Para que um empreendimento se mantenha ativo e funcionando de modo adequado a sua organização financeira é indispensável. São muitas as técnicas e ferramentas disponíveis para que os gestores lidem com esta tarefa. Neste artigo trataremos sobre como fazer uma gestão de fluxo de caixa.

Leia Mais

Contabilidade gerencial e seu papel na gestão empresarial

Uma das áreas mais importantes de toda a empresa é a contabilidade. Através da mesma, é possível observar melhor tanto a área financeira como também a melhor forma de realizar o pagamento dos impostos correspondentes. Com isso, um conceito que está ganhando importância é a contabilidade gerencial.

Leia Mais

Aprenda a reduzir os custos de sua empresa

Fundamental para o desenvolvimento competitivo e saudável de empresas de todos os segmentos, a gestão estratégica de custos, também chamada de GEC, é um recurso amplamente utilizado por companhias que precisam tomar decisões assertivas, com redução dos custos, gestão eficiente das despesas e um gerenciamento financeiro de qualidade. Ao longo desse artigo, iremos explicar o que esse termo significa, sua importância e como aplicá-lo com eficiência na sua empresa.

Leia Mais

Saiba como o Sistema de Força de Vendas pode ajudar o seu negócio

Para empreender com sucesso, é importante contar com as ferramentas adequadas. E isso significa tanto investir em equipamentos e mão de obra qualificada, quanto aproveitar os avanços tecnológicos voltados para o empreendedorismo. Um deles são os sistemas que dão suporte à gestão, como o SFA (Sales Force Automation, ou Sistema de Força de Vendas).

Leia Mais

Por que o CRM é importante para sua empresa?

Um dos maiores trunfos que o empresário atual tem em mãos para consolidar e ampliar o seu negócio é a informação: sobre o mercado, o ambiente interno da empresa, os concorrentes, as tendências apontadas por grandes institutos de pesquisa e, é claro, sobre o cliente. Nesse último departamento, encontra-se o CRM.

Leia Mais

Como um software de gestão pode automatizar os processos da sua empresa?

Toda empresa possui uma série de demandas operacionais e obrigações legais que precisam ser honradas periodicamente para assegurar que o empreendimento possa operar de maneira regular e lucrativa, acima de tudo. Para que isso seja possível, a gestão do negócio é fundamental em todas as áreas e processos. Neste texto, você entenderá porque um software de gestão pode automatizar os processos de sua empresa. Confira!

Leia Mais

Bloco K: O que é e calendário de obrigações

O Governo Federal, a partir de 2007, deu início a medidas que tornassem os processos de escrituração fiscal menos burocrático e mais eficiente. Dessa forma, surgiu o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O SPED trouxe inúmeras mudanças para facilitar a contabilidade das empresas, entre elas, a inauguração do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque em versão digital, o conhecido Bloco K.

Com isso, a Receita Federal passou a estabelecer os prazos para a entrega correta do Bloco K, que entraram em vigor a partir de 1° de janeiro de 2018. Por isso a importância de se entender o que é o Bloco K, suas obrigações e datas, evitando multas e outras penalizações.

Leia Mais

Saiba como implementar um software de gestão no seu agronegócio

Com o mundo globalizado e tecnológico que existe hoje, se torna cada vez mais importante otimizar a atividade agrícola, sendo essencial a utilização de um software de gestão no seu agronegócio. Existem diferentes tipos para as mais diversas finalidades, assim é preciso avaliar qual modelo pode suprir as necessidades de cada atividade. Saiba agora como implementar um software de gestão no seu negócio de agricultura.

Leia Mais

Receituário Agronômico com atualizações automáticas de acordo com normas do MAPA

Para gerir o agronegócio com responsabilidade e eficiência, as empresas tiveram que adotar as inovações tecnológicas com o fim de auxiliar o serviço, aprimorar os resultados e fiscalizar os processos. Administrar as plantações e a venda de agrotóxicos de acordo com as leis e regulamentações dos órgãos responsáveis é uma obrigação da revenda. Uma destas obrigações é o preenchimento do receituário agronômico.

Esta documentação indica sobre o uso de agrotóxicos, que deve ser feito seguindo exatamente as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A tecnologia dos sistemas de gestão propicia facilidades na obtenção das recomendações baseadas na cultura, defensivos e diagnóstico e retornam dados para a correta aplicação. Desta forma, o receituário agronômico eletrônico indica a utilização dos agrotóxicos e, principalmente, se a quantidade está dentro do que é indicado pelo MAPA.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços