Como fazer uma gestão de estoque de forma eficiente?

Publicado em

Toda empresa que trabalha com comercialização de produtos ou insumos necessita de um controle de estoque eficiente para não ter o armazenamento excessivo de mercadorias com baixo giro e que podem acarretar em uma perda financeira para o empreendedor.

Por outro lado, é importante que os produtos que são constantemente requisitados pelos clientes nunca faltem, uma vez que um atendimento de qualidade consiste em ofertar ao seu público-alvo os materiais de que este necessite. Na gestão de estoque, manter um equilíbrio entre o que é necessário ter armazenado e o que se deve comprar casualmente, para situações específicas, é um ponto importante a ser estudado.

Nesse contexto, o gestor deve acompanhar as necessidades do seu público-alvo para atendê-los da melhor forma possível, com produtos de qualidade e que supram as necessidades do segmento em que atuam.

Dicas para uma gestão de estoque eficiente

- Ter disponíveis os produtos mais procurados pelo seu cliente no segmento atendido por sua empresa.

- Produtos com baixo giro não trazem lucro para o seu empreendimento, portanto, manter o controle sobre as compras que devem ser feitas para o seu empreendimento fará muita diferença no desempenho do seu negócio.

- Manter o seu estoque sempre atualizado e com as informações corretas e correspondentes ao seu produto. Lembre-se que uma empresa lida com uma equipe de profissionais que atuam no atendimento, e ter as informações dos produtos corretas influencia diretamente na qualidade do mesmo.

-Tenha certeza de que seus produtos estão armazenados em locais seguros, prevenindo sua empresa de perdas por danos ou furtos.

- Muitas empresas utilizam de software para o auxílio na gestão dos produtos. Com o avanço da tecnologia, esse sistema torna acessível e de forma intuitiva o controle dos produtos, assim como moderniza os processos internos do seu empreendimento. É uma forma ágil que confere maior facilidade para encontrar os produtos sempre que houver necessidade de conferência.

- Um bom gestor deve ser participativo na sua função sabendo quais produtos estão em estoque, quais tiveram saída e quais são necessários para reposição.

- Como em toda empresa que trata da comercialização de produtos, existe uma equipe que deve trabalhar em conjunto para que os produtos certos sejam comprados e armazenados. Ter uma boa relação interpessoal com a equipe de compra dos produtos ou insumos, é necessário para uma gestão de qualidade e eficiente.

Dentre os processos de gestão temos o Registro, a Fiscalização e a própria Gestão.

Registro: é o processo que caracteriza o produto em todas as especificidades, desde o modelo até o custo desse produto.

Fiscalização: mantém o controle dos produtos propriamente ditos e das questões tributárias às quais a empresa é responsável pela comercialização.

Gestão: a gestão é a parte que trabalha de forma estratégica, mantendo os indicadores de melhorias do processo atualizados para um estoque correspondente às necessidades da empresa e dos clientes.

Ser um gestor de sucesso demanda dedicação e atenção aos detalhes, às necessidades do mercado e às do público-alvo. Entre em contato para conhecer nossos serviços!

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Exportação de grãos: Quais as vantagens de exportar?

O Brasil é um país de predomínio rural e possui um grande potencial como exportador de grãos, mas muitas vezes por não haver informações e conhecimentos suficientes sobre a cultura
exportadora, muitas oportunidades são perdidas de ter seus produtos expostos nas prateleiras dos países estrangeiros.

Leia Mais

Como fazer uma gestão de estoque de forma eficiente?

Toda empresa que trabalha com comercialização de produtos ou insumos necessita de um controle de estoque eficiente para não ter o armazenamento excessivo de mercadorias com baixo giro e que podem acarretar em uma perda financeira para o empreendedor.

Leia Mais

Venda direta com foco no cliente

Basicamente, a venda direta é aquela feita do vendedor para o consumidor, sem a necessidade de um ponto comercial ou loja ou outro tipo de estabelecimento físico para que o negócio aconteça. Embora alguns segmentos considerem o modelo já antiquado, principalmente frente aos modernos conceitos de marketing digital atuais, o formato segue firme e representa hoje um mercado global de quase R$ 200 bi – R$ 20 bi dos quais no Brasil, em 2017, apontando que as vendas diretas brasileiras estão entre as mais relevantes do mundo. Alguns analistas entendem que o conceito vive atualmente uma nova onda mundial, pela leveza e custos menores embutidos na dinâmica comercial.

Leia Mais

O que é fluxo de caixa? e quais os seus benefícios?

Para que um empreendimento se mantenha ativo e funcionando de modo adequado a sua organização financeira é indispensável. São muitas as técnicas e ferramentas disponíveis para que os gestores lidem com esta tarefa. Neste artigo trataremos sobre como fazer uma gestão de fluxo de caixa.

Leia Mais

Contabilidade gerencial e seu papel na gestão empresarial

Uma das áreas mais importantes de toda a empresa é a contabilidade. Através da mesma, é possível observar melhor tanto a área financeira como também a melhor forma de realizar o pagamento dos impostos correspondentes. Com isso, um conceito que está ganhando importância é a contabilidade gerencial.

Leia Mais

Aprenda a reduzir os custos de sua empresa

Fundamental para o desenvolvimento competitivo e saudável de empresas de todos os segmentos, a gestão estratégica de custos, também chamada de GEC, é um recurso amplamente utilizado por companhias que precisam tomar decisões assertivas, com redução dos custos, gestão eficiente das despesas e um gerenciamento financeiro de qualidade. Ao longo desse artigo, iremos explicar o que esse termo significa, sua importância e como aplicá-lo com eficiência na sua empresa.

Leia Mais

Saiba como o Sistema de Força de Vendas pode ajudar o seu negócio

Para empreender com sucesso, é importante contar com as ferramentas adequadas. E isso significa tanto investir em equipamentos e mão de obra qualificada, quanto aproveitar os avanços tecnológicos voltados para o empreendedorismo. Um deles são os sistemas que dão suporte à gestão, como o SFA (Sales Force Automation, ou Sistema de Força de Vendas).

Leia Mais

Por que o CRM é importante para sua empresa?

Um dos maiores trunfos que o empresário atual tem em mãos para consolidar e ampliar o seu negócio é a informação: sobre o mercado, o ambiente interno da empresa, os concorrentes, as tendências apontadas por grandes institutos de pesquisa e, é claro, sobre o cliente. Nesse último departamento, encontra-se o CRM.

Leia Mais

Como um software de gestão pode automatizar os processos da sua empresa?

Toda empresa possui uma série de demandas operacionais e obrigações legais que precisam ser honradas periodicamente para assegurar que o empreendimento possa operar de maneira regular e lucrativa, acima de tudo. Para que isso seja possível, a gestão do negócio é fundamental em todas as áreas e processos. Neste texto, você entenderá porque um software de gestão pode automatizar os processos de sua empresa. Confira!

Leia Mais

Bloco K: O que é e calendário de obrigações

O Governo Federal, a partir de 2007, deu início a medidas que tornassem os processos de escrituração fiscal menos burocrático e mais eficiente. Dessa forma, surgiu o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

O SPED trouxe inúmeras mudanças para facilitar a contabilidade das empresas, entre elas, a inauguração do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque em versão digital, o conhecido Bloco K.

Com isso, a Receita Federal passou a estabelecer os prazos para a entrega correta do Bloco K, que entraram em vigor a partir de 1° de janeiro de 2018. Por isso a importância de se entender o que é o Bloco K, suas obrigações e datas, evitando multas e outras penalizações.

Leia Mais

Saiba como implementar um software de gestão no seu agronegócio

Com o mundo globalizado e tecnológico que existe hoje, se torna cada vez mais importante otimizar a atividade agrícola, sendo essencial a utilização de um software de gestão no seu agronegócio. Existem diferentes tipos para as mais diversas finalidades, assim é preciso avaliar qual modelo pode suprir as necessidades de cada atividade. Saiba agora como implementar um software de gestão no seu negócio de agricultura.

Leia Mais

Receituário Agronômico com atualizações automáticas de acordo com normas do MAPA

Para gerir o agronegócio com responsabilidade e eficiência, as empresas tiveram que adotar as inovações tecnológicas com o fim de auxiliar o serviço, aprimorar os resultados e fiscalizar os processos. Administrar as plantações e a venda de agrotóxicos de acordo com as leis e regulamentações dos órgãos responsáveis é uma obrigação da revenda. Uma destas obrigações é o preenchimento do receituário agronômico.

Esta documentação indica sobre o uso de agrotóxicos, que deve ser feito seguindo exatamente as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A tecnologia dos sistemas de gestão propicia facilidades na obtenção das recomendações baseadas na cultura, defensivos e diagnóstico e retornam dados para a correta aplicação. Desta forma, o receituário agronômico eletrônico indica a utilização dos agrotóxicos e, principalmente, se a quantidade está dentro do que é indicado pelo MAPA.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços