BI e ERP: o que significam e como interligar os dois conceitos?

Publicado em

Adotar soluções inteligentes é, atualmente, uma condição indispensável para as marcas que desejam se sobressair em relação à concorrência e, consequentemente, se destacar no mercado.

Nesse sentido, duas soluções que vêm se destacando e feito muitas organizações se tornarem mais eficientes são o BI e o ERP. Para conhecê-las melhor e saber como interligá-las em sua empresa, acompanhe a leitura!

O que é BI?

Na visão dos especialistas, o BI (Business Intelligence ou Inteligência Empresarial, em português) é mais que apenas uma ferramenta, como assim vendo sendo definido ao longo dos anos. Ele é, na verdade, um processo que busca fazer com que um gestor tenha na hora certa as informações de que realmente precisa para tomar decisões consistentes e sem as quais a marca poderia não crescer.

Indo mais além, o BI tem a feliz missão de entregar a informação certa para a pessoa certa e no tempo certo, para que ela tome a melhor decisão e faça a empresa para a qual trabalha se desenvolver com segurança.

O processo de BI envolve uma série de etapas que consistem em: coletar, analisar os dados, organizá-los, sistematizá-los e colocá-los à disposição das pessoas certas.

Cumpre, por fim, dizer que o BI é uma estratégia que sempre está em estado de mudança, ou seja, atualizando-se. Isso porque está sempre se valendo de fontes que oferecem informações constantes para a sua melhoria.

E quanto ao ERP, o que é?

De início, cumpre dizer que ERP significa Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português. Então, trata-se de uma solução que tem por objetivo melhorar a gestão das empresas, de modo geral, otimizando suas tarefas, operações ou processos e integrando os seus setores, como vendas, recursos humanos, produção, financeiro, contabilidade e fiscal, por exemplo.

O ERP, por integrar diversos setores de uma empresa que produzem frequentemente informações, cria uma rica base de dados que pode ser gerenciada e utilizada para tomar decisões de forma mais segura e estratégica por parte dos gestores.

Além disso, é uma solução que auxilia na redução de custos, uma vez que elimina retrabalhos (na emissão de relatórios, por exemplo), conferindo maior objetividade e eficiência aos processos operacionais.

Como interligar esses dois conceitos em sua empresa?

Como vimos, o ERP é uma solução que cria uma rica base de dados que pode ser utilizada pelos gestores de uma empresa. Mas isso não significa dizer que essa base está devidamente tratada e organizada, no sentido de fornecer informações certas para as pessoas certas nos momentos certos.

É aí que entra o BI, como uma solução que pode melhorar isso, gerenciando as informações de uma organização e transformando-as em dados estratégicos de apoio para a tomada de decisão.

Portanto, para interligar esses dois conceitos em sua empresa, é preciso orientar a equipe de inteligência empresarial, no sentido de fazer com que ela extraia o máximo que puder de um ERP e trate os dados, deixando-os à disposição das pessoas certas.

Observou como existe uma relação estreita entre o ERP e o BI? Agora que sabe disso, coloque em prática em sua empresa.

Gostaria de ajuda nesse sentido? Em caso de resposta afirmativa, não deixe de entrar em contato conosco! Contamos com uma equipe altamente qualificada que pode lhe orientar da melhor maneira possível.

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Expodireto Cotrijal 2024 tem presença da Wonder Sistemas

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente na 24ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do calendário de eventos do agronegócio em 2024. Com 7,9 bilhões gerados em negócios, o evento bateu recordes de comercialização, tendo acontecido de 4 a 8 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Colaborador recebe homenagem por completar 20 anos de Wonder Sistemas

O colaborador Jeison Carlos Grandó, do time de Desenvolvimento da Wonder Sistemas, foi homenageado por completar 20 anos de empresa nesta sexta-feira (8). O funcionário recebeu uma placa de homenagem para marcar as duas décadas de trabalho dedicadas à organização.

Leia Mais

Wonder Sistemas no Show Tecnológico Copercampos de 2024

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente no 28º Show Tecnológico Copercampos, um dos maiores eventos do agro brasileiro. A edição de 2024 conta com mais de 160 expositores, realizando-se nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, Santa Catarina.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços