Você provavelmente já conhece o funil de vendas e sua importância. Afinal, nada mais é do que uma representação da jornada que o cliente faz pela sua empresa, desde antes de conhecê-la, até se tornar cliente. Mas, você faz a gestão do funil de vendas?
Na verdade, o funil é um recurso e, como tal, precisa ser gerenciado. Uma das vantagens deste tipo de estratégia é que pode ser otimizada, cada vez obtendo um resultado melhor. Portanto, entenda porque é importante fazer a gestão do próprio funil de vendas.
O grande objetivo do funil de vendas é retratar a jornada do consumidor. Porém, o que acontece quando a jornada do consumidor muda? Como isso é comum, pode ser necessário ajustar o funil, para que esteja sempre alinhado com o comportamento do consumidor.
Então, é preciso observar como o usuário se comporta e como ele age dentro do funil, para ajustá-lo.
Por outro lado, é sempre necessário conhecer cada etapa do funil e cada detalhe sobre ele, de modo a otimizá-lo. Ou seja, melhorar a conversão entre as etapas.
Por exemplo, qual é o marco que leva o cliente a mudar de etapa? Não existe resposta certa, visto que este processo varia de acordo com o tipo de produto ou o perfil de cliente. Na verdade, é o próprio funil que trará a resposta.
Primeiramente, através de observação. Você vai observar o comportamento de quem já faz parte dele, de modo a otimizá-lo.
Imagine que seu funil determine que após ler 10 conteúdos ou baixar um ebook o cliente já está pronto para receber um contato que o avance. Fazer a gestão do funil significa trabalhar estes números para tornar sua conversão cada vez melhor.
Para cada etapa do funil você estabelece alguns indicadores de produtividade e acompanha as taxas de conversão. A partir destes números, você testa novas ações que a otimizem.
Imagine que seu funil recebe 10.000 pessoas por mês, com uma taxa de conversão de 2% por etapa. Aumentar cada uma delas em 1%, ou mesmo em 0,5%. Pode parecer pouco, mas no final das contas, é um número muito maior de vendas.
Muitas vezes, estas otimizações são bem simples, encontradas com a gestão do funil de vendas. Encontrando onde existe o maior gargalo é que você pode ter os maiores ganhos.
Também é importante fazer a gestão do funil de vendas, de modo a escalá-lo. Ou seja, aumentar o seu potencial. A princípio, você faz testes menores, de modo a avaliar se as hipóteses são verdadeiras. Caso sim, pode escalar para todo o funil e obter melhores resultados.
Por exemplo, muitos gestores se focam na parte das “vendas” do funil. Porém, ele é construído desde o Marketing, nas primeiras interações do potencial cliente com a marca. Apenas assim você aproveita o real propósito do funil, que é entender a jornada do público.
A melhor forma fazer a gestão do funil de vendas é usando um software de gestão. Não somente automatiza certas atividades, mas ainda permite a mensuração de resultados, de modo que você tenha mais propriedade ao otimizar o funil.
Então, se quiser conhecer o software ideal para sua empresa, entre em contato pelo formulário e tire todas as suas dúvidas!
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