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5 dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa

Manter um estoque organizado é a base para o crescimento de um negócio. Por estruturar toda a logística da empresa, abrigando desde a matéria-prima necessária para o desenvolvimento dos produtos até as mercadorias prontas para serem enviadas, o setor precisa ser planejado e organizado para evitar prejuízos e atrasos nas entregas.

Quer saber como obter um controle de estoque eficiente? Temos 5 dicas especiais:

➔ Defina o espaço ideal
O espaço precisa ser limpo, protegido de efeitos climáticos e permitir o manuseio, a divisão e o desembarque dos produtos, considerando equipamentos de movimentação, quantidade, tamanho e rotatividade dos itens armazenados.

➔ Prepare a infraestrutura
Com pallets, caixas organizadoras e prateleiras inteligentes (que variam a altura de acordo com a mercadoria), o ambiente fica ordenado. Já climatizadores de ar e ventiladores garantem conforto térmico para os colaboradores e protege os produtos das variações de temperaturas.

➔ Cadastre e padronize as mercadorias
Ganha-se tempo e também redução de custos, uma vez que, se não forem identificados dentro do estoque, os produtos “perdidos” terão de ser recomprados ou refeitos. Prejuízo na certa!

➔ Faça o inventário regularmente
Registrar toda a movimentação de entrada e saída é um dos principais passos para ter um absoluto controle de estoque. Nenhum deslocamento deve ser feito sem registro, mesmo que o produto seja de alta rotatividade.

➔ Implante um software de gerenciamento
Nossa última recomendação é implantar um software de gerenciamento para proporcionar mais agilidade em todos os processos da sua empresa, integrando e otimizando todas as atividades para que haja aumento do nível de produtividade.

Com o PROBUS ERP tem um gerenciamento do estoque mais preciso e eficaz. Fale com o nosso time de especialistas para saber mais. ⠀⠀

Quem precisa está ficando mais quentinho!!

Quem precisa está ficando mais quentinho!!

Finalizamos a nossa Campanha do Agasalho 2022 com muita gratidão!

Realizamos a entrega das doações à Central de Doações da Prefeitura de Erechim, que com o apoio de diversos parceiros, superamos as nossas expectativas, e sem dúvida nenhuma, estamos aquecendo um pouco mais o inverno de quem mais precisa.

Muito obrigado!!

– Bareta Auto Peças, Carvalho Materiais de Construção e Acabamentos, Copare Máquinas e Ferramentas, Indra Distribuidora de Insumos, Kesoja, Loja ModaVirus, Perfil Metais e Weschenfelder Máquinas e Pneus

Até a próxima!

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DIA INT. DA MULHER: Grace Hopper, a mulher que tornou a linguagem do computador mais humana

Grace Hopper é considerada a mãe da programação de computadores. Criou a Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL, na sigla em inglês), a primeira linguagem complexa de computador, que é utilizada até hoje por empresas de todo o mundo. Esta norte-americana obteve um doutorado em Matemática por Yale em 1934 e, quando os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, abandonou seu trabalho de professora de matemática e ingressou na Marinha, onde chegou à patente de contra-almirante.

A Marinha a enviou à Universidade Harvard, onde trabalhou como programadora do primeiro computador de grande capacidade, o Mark I. Quando o viu, pensou: “Caramba, é o aparelho mais bonito que vi até hoje”. Depois da guerra, produziu o primeiro compilador para processamento de dados que usava ordens em inglês; sem saber, Hopper estava abrindo caminho para tornar mais fácil a codificação. Mas primeiro, precisaria convencer seus pares de que aquelas máquinas utilizadas até então para calcular poderiam entender e compilar dados, utilizando uma linguagem mais próxima da humana.

Também ficou conhecida por ter batizado o primeiro bug de computador da história. Uma mariposa ficou presa em um relé do computador Mark II, e foi ela quem chamou o ato de remover o inseto de debugging (que virou debugar, em português).

Em 1986 se aposentou da Marinha em caráter definitivo, sendo naquele momento sua oficial mais idosa. Depois, continuou dando conferências, atuou como consultora e participou de programas educacionais até 1992, quando morreu aos 85 anos. Foi a segunda mulher homenageada com um navio, o USS Hopper, um destroyer ainda em atividade. O lema do navio é “aude et effice – ouse e faça”.

Dia Internacional da Internet Segura

Hoje é o Dia Internacional da Internet Segura, data criada por uma iniciativa global que busca a promoção de atividades para a conscientização do uso seguro, responsável e ético das Tecnologias da Informação e Comunicação.

As empresas estão cada vez mais presentes no ambiente digital. Com as ferramentas de gestão integrada, a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior no ambiente corporativo e como consequência, o número de informações armazenadas em meios digitais está crescendo continuamente, por isso, fazer backup periodicamente pode, em muitos casos, ser a salvação do negócio.

Através do backup você assegura a integridade dos seus dados, configurações dos sistemas, banco de dados, arquivos de usuários, dentre outros.

Conforme alerta Tiago Carlos Amrginski, integrante do time de suporte especializado da Wonder Sistemas, a realização do backup do sistema visa garantir que sua empresa tenha confiança e segurança para continuar trabalhando e desenvolvendo novos negócios, visto que os registros e dados mais importantes poderão ser recuperados de maneira rápida e fácil em casos de adversidades e problemas.

Portanto, reforçamos que o backup de dados de uma empresa deve ser visto como uma operação estratégica, uma forma de prevenir possíveis perda de dados acidentalmente, seja por falha física, ou por falha humana.

Os softwares e módulos da Wonder Sistemas, possuem recursos de backup que visam garantir a continuidade de sua empresa em caso de falhas. Portanto caso tenha dúvidas de como proceder na realização de seus backups, entre em contato com nosso time de suporte especializado.

Segurança de dados: Como garantir a segurança dos seus dados em situações inesperadas?

Com o crescimento do mercado virtual, lojas e mais atacados estão migrando para sites, aplicativos, serviços relacionados à internet onde o cliente a comodidade de poder comprar em qualquer lugar onde ele estiver. A única exigência antes de realizar a compra é fazer um pré-cadastro com informações pessoais, endereço e outros dados algumas vezes necessários para que a empresa conheça seu cliente.

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Você sabe o que é compra a fixar?

Se você é um empreendedor que almeja uma contabilidade mais assertiva para os seus negócios, precisa estar instruído acerca de algumas modalidades de compra e venda comuns de serem utilizadas em operações comerciais.

Nesse ínterim, chegamos à questão que norteia esse artigo: você sabe o que é compra a fixar?

Caso este termo seja estranho para você ou ainda provoque confusão ao seu entendimento, acompanhe aqui o conceito e exemplos práticos de como essa modalidade de compra funciona.

O que é Compra a fixar?

O primeiro passo é entender o conceito desse tipo de operação para, então, analisar como acontece na prática.

Assim, a modalidade de compra a fixar é: operação na qual a venda de um produto é contratada com a possibilidade de haver variações no valor, conforme o mercado.

Em suma, o vendedor é quem determina quando o preço será fixado e o preço efetivo será o valor de venda de acordo com o mercado ativo, na data em que o valor fixado for estabelecido.

Ademais, espera-se que no contrato fique definido o prazo de entrega do produto comercializado, assim como, um prazo para que o preço seja fixado.

Esse tem sido um tema bastante relevante, principalmente para as cooperativas agropecuárias, por causa da falta de interesse dos produtores em faturar o volume depositado nos seus armazéns.

Por isso, elas utilizam a compra a fixar visando à liberação do espaço nos armazéns para o recebimento da próxima safra, além de evitar exposições a variações de preço.

Reconhecimento na receita

A partir da definição do contrato, a cooperativa faz a entrega da quantidade de produto comercializada ao cliente, sendo que o preço final ainda será fixado no futuro. Logo, emitem-se as notas fiscais com um valor simbólico, normalmente inferior ao valor de venda.

Para que seja reconhecido na receita, se obedece às determinações do item 9 da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TG 47 do CFC, e é sugerida esse tipo de contabilização:

1. Pelo faturamento:

C – Receita – vendas sujeitas a variação de preço

D – Créditos de venda com preço a fixar

2. Apropriação do custo:

C- Estoques de produto agrícola

D – CPV – produto agrícola

Ao se referir ao custo, a cooperativa pode não ter ainda o custo definitivo formado, assim como o valor definitivo da receita, porém ambos podem ser cotados no mercado ativo a qualquer instante.

Ademais, já se sabe que a maioria das cooperativas trata esta operação como sendo de depósito e isso pode resultar numa dificuldade de entendimento entre a contabilidade e o comercial, sendo essa uma situação que exige cuidados especiais.

O que deve ser feito após o reconhecimento?

Outro passo importante a ser feito nessa operação de compra é a mensuração de crédito pelo seu valor justo, após o reconhecimento inicial.

Portanto, torna-se essencial manter o controle auxiliar que contém as informações do pedido entregue referente a cada contrato e, conforme previsto no item 4.1.5 da NBC TG 48 do CFC, a variação ocorrida precisa ser reconhecida no resultado em conta específica dentre as receitas.

Caso a atualização da receita não seja procedida, o custo apropriado ficará superior ao valor simbólico que consta na nota fiscal, resultando numa margem de comercialização negativa, por isso é recomendada a atualização da receita, a cada mês, a partir dos lançamentos a seguir:

• C/D – Receita – vendas sujeitas a variação de preço

• D/C – Créditos de venda com preço a fixa

Agora que você já sabe o que é compra a fixar e como ela acontece na prática, temos muitas outras orientações acerca da gestão do seu negócio que vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas. Acesse a nossa área de contato para saber mais!

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