Outubro Rosa: 8 formas de prevenir o câncer de mama

Publicado em

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para detecção precoce do câncer de mama. Presente no Brasil e no mundo, tem o objetivo de divulgar informações e relembrar as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce da doença. E a Wonder Sistemas está atenta a essa causa.

Historicamente, o Outubro Rosa foi criado no início dos anos 1990. O símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e entregue aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

Desde então, a campanha é promovida anualmente.

O intuito é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade causada pela doença.

Informação pode salvar vidas. Então que tal saber mais e conferir como prevenir o câncer de mama?

Câncer de mama

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer - INCA e do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 no mundo, por exemplo. Isso representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias (crescimento anormal e excessivo de células) diagnosticadas nas mulheres.

No caso do Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Além disso, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres, com taxa de mortalidade por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos).

As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nesse contexto, é crucial que a população feminina fique atenta aos sinais de alerta.

Veja a seguir quais são!

Sinais de alerta

Os principais sinais e sintomas para suspeitar de câncer de mama são os seguintes:

• Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

• Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

• Alterações no bico do seio (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

• Alteração na assimetria da mama;

• Pequenos nódulos no pescoço ou embaixo dos braços (axilas).

É sempre bom lembrar que alguns sinais podem indicar doenças benignas. Por isso, devem ser investigados em consulta médica.

O Outubro Rosa foi criado no início dos anos 1990

Formas de prevenção

Estima-se que cerca de 17% de novos casos da doença no Brasil podem ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida.

Estudos do INCA destacam a prática de atividade física como um dos principais hábitos que podem contribuir para a diminuição dos casos.

Confira a seguir 8 formas de prevenir o câncer de mama:

1 Realizar atividade física

A atividade física (ao menos 150 minutos de exercício moderado por semana) melhora as defesas do organismo e equilibra os níveis hormonais, além de auxiliar na manutenção do peso adequado, fatores que contribuem diretamente na prevenção do câncer de mama.

2 Ter uma alimentação saudável

O peso acima do adequado pode gerar alterações hormonais e provocar, assim, mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Por isso, manter o peso dentro do adequado é essencial para que isso não aconteça.

3 Evitar fumo e tabagismo passivo

Cigarro ou similares (narguilé, charuto, cigarrilha, etc.) contêm ao menos 69 substâncias químicas que provocam câncer; por isso, evitar fumar e não ficar perto de quem fuma é tão importante para prevenção de câncer.

4 Evitar bebidas alcoólicas

O álcool pode influir no surgimento do câncer por ser capaz de danificar o DNA e tornar os tecidos humanos mais frágeis, dentre outros prejuízos; portanto, evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajuda não só a prevenir câncer de mama, mas diversos outros tipos de câncer.

5 Ir ao médico regularmente

De acordo com recomendação do próprio Ministério da Saúde, a consulta preventiva com um ginecologista deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano.

6 Cuidar da saúde emocional

Dar atenção à saúde emocional, procurando evitar estresse e ansiedade, também é importante, considerando que são fatores que podem afetar o sistema imunológico.

7 Atentar ao uso de anticoncepcional e reposição hormonal

É muito importante consultar um médico sobre o uso prolongado de anticoncepcional e terapia de reposição hormonal, por serem fatores que também influem na incidência de câncer de mama.

8 Amamentar

As taxas de certos hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama caem durante o aleitamento, além de ocorrer a renovação de células que poderiam ter lesões; assim, é recomendado amamentar por 6 meses e, se possível, por até 2 anos.

Ou seja, quanto mais prolongado o período de amamentação, maior será a proteção para a mãe.

Hábitos saudáveis contribuem na prevenção do câncer de mama

Autoexame e mamografia

Como vimos, prevenção é essencial para evitar o câncer de mama, mas também é fundamental falarmos de detecção precoce. O primeiro passo nesse sentido é o autoexame.

Olhar no espelho para ver se há qualquer alteração e apalpar as mamas para ver se há algo anormal são duas dicas valiosas. Mesmo no banho é possível fazer o autoexame.

Já a mamografia como exame de rotina, por sua vez, é recomendada para mulheres acima dos 40 anos, principalmente de 50 a 69 anos, pelo menos a cada dois anos, sendo o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce.

Porém, em mulheres com alto risco — histórico familiar de câncer de ovário ou de câncer de mama, principalmente antes dos 50 anos — os exames devem se iniciar ainda mais cedo, sempre com orientação e acompanhamento médicos.

Finalmente, agora que você sabe como se prevenir, cuide-se pondo em prática o conhecimento. Passe adiante as informações. A Wonder Sistemas apoia essa causa.

Para mais informações, acesse conteúdos do INCA e do Ministério da Saúde sobre câncer de mama.

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Descontração e alegria marcam confraternização de fim de ano da Wonder Sistemas

Os colaboradores da Wonder Sistemas, acompanhados de familiares, viveram momentos de muita descontração e alegria durante a confraternização de fim de ano da organização. Ocorrido neste sábado, 25, das 10h às 17h, o evento teve como local escolhido a Vinícola Famiglia De Bona, carinhosamente preparada para receber os convidados.

Leia Mais

Novembro Azul: 6 dicas para prevenir o câncer de próstata

O Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

A campanha tem como finalidade divulgar informações sobre o câncer de próstata e relembrar as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e diagnóstico precoce da doença. E a Wonder Sistemas apoia essa causa.

Leia Mais

Outubro Rosa: 8 formas de prevenir o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para detecção precoce do câncer de mama. Presente no Brasil e no mundo, tem o objetivo de divulgar informações e relembrar as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce da doença. E a Wonder Sistemas está atenta a essa causa.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços