Novembro Azul: 6 dicas para prevenir o câncer de próstata

Publicado em

O Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

A campanha tem como finalidade divulgar informações sobre o câncer de próstata e relembrar as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e diagnóstico precoce da doença. E a Wonder Sistemas apoia essa causa.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a iniciativa internacional "Novembro Azul" — cujo símbolo é o laço azul — teve origem na Austrália em 2003 e chegou ao Brasil em 2008.

Buscando sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção, a campanha culmina no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

A ideia é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de próstata, de modo a contribuir para a redução da incidência e da mortalidade provocada pela doença.

Informação pode, literalmente, salvar vidas. Então que tal aprender um pouco mais e saber como prevenir o câncer de próstata?

Câncer de próstata

O câncer de próstata — de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer - INCA e do Ministério da Saúde — é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Porém, os cuidados preventivos devem começar desde cedo, intensificando-se quando o homem completa 45 anos.

Quanto ao aumento observado nas taxas de incidência no Brasil, pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Em se tratando de Brasil, a estimativa é de 72 mil casos novos para cada ano do triênio 2023-2025.

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Estima-se que 1 a cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida.

Apesar de ser uma doença conhecida, muitos homens — por medo, preconceito ou desinformação — preferem não conversar sobre esse assunto. Por isso, é crucial alertar a população masculina.

Veja a seguir os principais sinais de alerta!

Sinais de alerta

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

• Demora em começar e terminar de urinar;

• Dificuldade de urinar;

• Diminuição do jato de urina;

• Presença de sangue na urina.

É bom lembrar que alguns desses sintomas também podem acontecer devido a doenças benignas, como é o caso da hiperplasia benigna de próstata e da prostatite, por exemplo.

Se ocorrer algum desses sintomas, o mais adequado é investigar, buscando uma unidade de saúde e fazendo os exames necessários com um médico especialista de confiança.

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 e chegou ao Brasil em 2008

Dicas de prevenção

Fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata são idade, histórico de câncer na família e sobrepeso ou obesidade.

Nesse contexto, estudos mostram que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, sobretudo as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.

Confira a seguir 6 dicas de prevenção:

1 Ter uma alimentação saudável

Estudos apontam que a ingestão exagerada de carne vermelha e gordura potencializam a ocorrência de câncer. Por isso, é importante dar preferência a uma alimentação mais balanceada, incluindo peixes, carne branca, saladas e frutas. A redução do consumo de gordura também ajuda muito.

2 Praticar atividade física

Uma vida ativa com prática de atividade física (no mínimo 30 minutos diários) reduz as toxinas que potencializam o surgimento de câncer. Caminhar, correr, jogar futebol, nadar, tudo está valendo para evitar a doença. Juntamente com uma alimentação saudável, o exercício físico ajuda a manter o peso dentro do adequado.

3 Evitar fumo e tabagismo passivo

Cigarro ou similares (narguilé, charuto, cigarrilha, etc.) contêm ao menos 69 substâncias químicas que provocam câncer; por isso, evitar fumar e não ficar perto de quem fuma é tão importante para prevenção de câncer.

4 Evitar bebidas alcoólicas

Por ser capaz de danificar o DNA e tornar os tecidos humanos mais frágeis, o álcool pode influir no surgimento do câncer. No caso do homem, libera toxinas nocivas para a saúde da próstata. Os perigos aumentam para os que têm acima de 35 anos. Em termos gerais, evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

5 Buscar avaliação médica periódica

Cerca de metade da população masculina nunca consultou um urologista, sendo que o mais adequado seria uma consulta anual com esse especialista. De acordo com recomendação do próprio Ministério da Saúde, a consulta preventiva anual com um urologista é imprescindível para homens a partir dos 40 anos.

6 Cuidar da saúde emocional

Levando em conta que fatores emocionais podem afetar o sistema imunológico, dar atenção à saúde emocional, procurando evitar estresse e ansiedade, também é importante.

Dieta saudável e exercício físico contribuem para prevenir o câncer de próstata

Autocuidado e diagnóstico

Como percebemos, prevenção é essencial para evitar o câncer de próstata, mas também é fundamental tratarmos de detecção precoce. O primeiro passo nesse sentido é ficar atento a mudanças do próprio corpo.

Fazer a higienização íntima e observar o órgão genital (se há nódulos, por exemplo) são fatores importantes. Até no banho é possível fazer o autoexame.

Já a consulta preventiva, com realização de exames se necessário, é recomendada para homens na faixa dos 45 a 50 anos. Se houver histórico de câncer na família, deve começar ainda antes, aos 40 anos.

A demora no diagnóstico é grave, pois quando o câncer de próstata é descoberto precocemente, as chances de cura superam os 95%.

No Brasil, porém, dois a cada dez casos da doença são diagnosticados em fase bastante avançada, reduzindo drasticamente as chances do paciente.

Para homens com sinais e sintomas sugestivos da doença, a detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Da mesma forma para homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença (histórico familiar, afrodescendência e obesidade, por exemplo).

No caso do câncer de próstata, os exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Portanto, agora que você sabe como se prevenir, cuide-se. Leve adiante o conhecimento. A Wonder Sistemas está atenta a essa causa.

Mais informações podem ser vistas acessando os conteúdos do INCA e do Ministério da Saúde sobre câncer de próstata.

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Expodireto Cotrijal 2024 tem presença da Wonder Sistemas

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente na 24ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do calendário de eventos do agronegócio em 2024. Com 7,9 bilhões gerados em negócios, o evento bateu recordes de comercialização, tendo acontecido de 4 a 8 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Colaborador recebe homenagem por completar 20 anos de Wonder Sistemas

O colaborador Jeison Carlos Grandó, do time de Desenvolvimento da Wonder Sistemas, foi homenageado por completar 20 anos de empresa nesta sexta-feira (8). O funcionário recebeu uma placa de homenagem para marcar as duas décadas de trabalho dedicadas à organização.

Leia Mais

Wonder Sistemas no Show Tecnológico Copercampos de 2024

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente no 28º Show Tecnológico Copercampos, um dos maiores eventos do agro brasileiro. A edição de 2024 conta com mais de 160 expositores, realizando-se nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, Santa Catarina.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços