Para empreender com sucesso, é importante contar com as ferramentas adequadas. E isso significa tanto investir em equipamentos e mão de obra qualificada, quanto aproveitar os avanços tecnológicos voltados para o empreendedorismo. Um deles são os sistemas que dão suporte à gestão, como o SFA (Sales Force Automation, ou Sistema de Força de Vendas).
É um programa focado em otimizar o trabalho e os resultados da equipe de vendas, permitindo também que os gestores acompanhem o desempenho dos colaboradores, para realizar possíveis ajustes que se mostrem necessários. O SFA é um sistema bastante utilizado por empresas que têm vendas em campo, por isso, é fundamental que ele seja adaptável para dispositivos móveis.
Essa automação acompanha todas as etapas de uma venda, desde a prospecção até o fechamento do negócio, inclusive, colaborando com a redução do tempo discorrido entre essas duas fases.
Na maior parte dos casos, a automatização tem como objetivo trazer mais dinamismo aos processos e com o SFA isso não é diferente. Veja a seguir as principais funcionalidades que um programa como esse entrega à empresa que adere a ele:
* Mantém um histórico completo de cada cliente, que pode ser acessado com apenas alguns cliques. Assim, o vendedor consegue saber que outros produtos ele já comprou, se deu algum feedback e qual foi, o status da negociação mais recente e outros dados que o ajudem a fazer uma abordagem mais assertiva;
* Programa entregas de mercadorias de acordo com as necessidades do cliente e evitando que a empresa falhe com esse compromisso;
* Tem recursos para automatizar o envio de propostas e orçamentos;
* Se necessário, pode ser integrado ao Google Maps para que os gestores possam acompanhar a rota que os vendedores estão percorrendo, em casos de trabalho em campo;
* Facilita a troca de informações entre os vendedores e deles com outros colaboradores da empresa. É bastante útil quando surge a necessidade de apresentar algum dado ao cliente durante a negociação que não esteja em mãos;
* Facilita a comunicação com o cliente;
* Acompanha as metas de vendas traçadas, alcançadas ou não;
* Pode emitir sinais de notificação em datas especiais, como o aniversário de um cliente, para que o vendedor possa enviar uma mensagem cordial.
A primeira vantagem é o fato de que ele impacta diretamente no aumento das vendas. A lógica para isso é muito simples: quanto mais informações se têm sobre um cliente em potencial, mais fácil e eficiente é o processo de identificar se é ou não um lead qualificado e adotar uma estratégia personalizada.
Além disso, a maior parte dessas ferramentas relatadas anteriormente dão suporte para que o vendedor proporcione ao cliente uma experiência melhor e satisfatória, o que é essencial para a sua fidelização.
Também é preciso considerar o fato de que o monitoramento dos resultados da equipe ajuda o gestor a identificar possíveis falhas estruturais ou circunstanciais e trabalhar para corrigi-las, promovendo treinamentos, por exemplo.
O SFA ainda pode ser integrado ao ERP para colaborar com a gestão geral do empreendimento e melhorar os resultados como um todo.
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