Como as ferramentas de BI estão ajudando as indústrias

Publicado em

Uma das características mais marcantes do mercado atual é, sem dúvida, sua cultura de orientação aos dados. A análise, coleta e interpretação de um volume incrível de dados mudaram a forma como as empresas gerenciam as operações. Quer saber mais? Então, confira como as ferramentas de BI estão ajudando as indústrias.

O que é BI?

BI significa Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios. Com tantos dados disponíveis de inúmeras fontes diferentes, os desafios das empresas mudaram. O problema não é exatamente encontrar os dados, mas sim ter uma forma de interpretá-los, para que os mesmos se tornem informação útil.

E é aí que entram as ferramentas de BI. O seu objetivo é ajudar a indústria a recolher, organizar e interpretar os dados, de modo que eles possam ser visualizados e consumidos de forma mais simples. Esta prática já afeta as indústrias de maneiras muito positivas.

Os benefícios para a gestão

A gestão das indústrias é uma das mais beneficiadas pelo uso das ferramentas de BI. Afinal, elas respondem a um dos maiores desafios dos líderes, trazendo mais informação e segurança para a tomada de decisões. Os dados são parte essencial deste processo e ajudam os gestores a terem mais contexto sobre o que acontece dentro e fora de seu negócio.

Isso também se reflete em outro ponto crucial da gestão industrial, o financeiro. Com mais dados, é mais fácil otimizar recursos, ganhos e perdas na operação, assim como os retornos envolvidos. Conhecer a saúde do negócio é crucial para seu sucesso, portanto, as ferramentas de BI ajudam muito neste aspecto.

A melhora na produtividade da indústria

Outro grande benefício das ferramentas de BI é a melhora no controle logístico e da própria produção. Diversas áreas usam as informações para otimizar suas tarefas, como o Marketing, e certos processos essenciais são melhores, como a manutenção preditiva dos equipamentos.

Isso funciona da mesma forma que o raciocínio anterior. Uma análise de dados precisa e rápida permite garantir entregas com mais precisão e qualidade. Isso também contribui para uma diminuição dos riscos e erros no processo, o que diminui os custos.

Os gestores podem colocar essas análises em prática para melhorar diversos setores da produção, seja em relação às equipes, aos equipamentos, aos produtos e qualquer outro processo.

Por exemplo, imagine uma indústria que tem diversas máquinas no chão de fábrica. Todas elas estão conectadas à rede de forma constante.

Então, é possível analisar os processos de cada uma delas, para entender quais estão operando acima ou abaixo da capacidade. Assim, é possível ajustar de acordo com a necessidade ou ampliar a manutenção em máquinas principais.

Em outro exemplo, imagine uma indústria de carros. Ela coloca sensores nos próprios veículos que trazem informações sobre quais peças têm maior desgaste ou quais são as funções do carro que os usuários mais usam. Assim, nas próximas interações, podem aplicar este conhecimento para produzir veículos mais de acordo com o interesse dos clientes.

No agronegócio, é possível trazer informações sobre as plantações. Nos centros de distribuições, o gestor acompanha o fluxo de estoque e o volume de pedidos. Enfim, os exemplos são infinitos, mas as ferramentas de BI são essenciais para todas as indústrias prosperarem.

O que você acha? Quer conhecer mais sobre as ferramentas de BI e encontrar a solução ideal para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e descubra a ferramenta ideal!

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Expodireto Cotrijal 2024 tem presença da Wonder Sistemas

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente na 24ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do calendário de eventos do agronegócio em 2024. Com 7,9 bilhões gerados em negócios, o evento bateu recordes de comercialização, tendo acontecido de 4 a 8 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Colaborador recebe homenagem por completar 20 anos de Wonder Sistemas

O colaborador Jeison Carlos Grandó, do time de Desenvolvimento da Wonder Sistemas, foi homenageado por completar 20 anos de empresa nesta sexta-feira (8). O funcionário recebeu uma placa de homenagem para marcar as duas décadas de trabalho dedicadas à organização.

Leia Mais

Wonder Sistemas no Show Tecnológico Copercampos de 2024

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente no 28º Show Tecnológico Copercampos, um dos maiores eventos do agro brasileiro. A edição de 2024 conta com mais de 160 expositores, realizando-se nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, Santa Catarina.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços