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Rotinas para uma gestão eficiente na indústria

A gestão administrativa é a base para todos os processos gerenciais e operacionais de uma empresa. Já a gestão financeira, por sua vez, é a que faz a roda girar e viabiliza estratégias para todas as áreas de uma empresa. Conheça  7 boas práticas para otimizar essas duas áreas.

1. Trabalhe em um bom planejamento

Para que a gestão administrativa e financeira na indústria aconteça da melhor forma possível, é essencial que haja um bom planejamento. Isso é preciso tanto para tirar uma empresa do papel quanto para gerenciá-la no dia a dia ou estabelecer objetivos e metas futuras. Não existe negócio de sucesso sem um efetivo planejamento. Esse plano precisa ser permanente e deve propor, executar, analisar e corrigir as devidas estratégias. Além disso, é muito importante lembrar que a necessidade do planejamento é válida para qualquer momento da empresa.

Se existem sobras de dinheiro no caixa, por exemplo, o planejamento será muito importante para que a organização faça os melhores investimentos. Contudo, caso a companhia esteja no vermelho, o plano acaba se tornando uma chave para resolver o problema e reverter o quadro.

2. Estabeleça metas e objetivos

Esta dica é fundamental para a realização de um bom planejamento. Os objetivos definem onde se quer chegar. É por meio deles que a empresa encontrará a direção que quer e deve realizar, atuando como um guia para alcançar os resultados esperados. Eles refletem a posição que a companhia deseja ocupar no futuro, direcionando e motivando os colaboradores a concentrarem seus esforços para concretizar os objetivos que foram previamente projetados.

Podemos definir as metas, como objetivos de forma quantificada. Vale ressaltar que as metas são temporais e essencialmente ligadas a prazos. Ou seja, elas representam pequenas ações que precisam ser realizadas continuamente (diária, semanal e/ou mensalmente), a fim de que o objetivo seja alcançado de maneira clara, prática e eficiente.

3. Controle as finanças

A área financeira reflete em todos os setores da empresa, por isso, controle tudo o que entra e sai. Além disso, é muito importante adotar uma postura para registrar tudo o que está relacionado as finanças. Assim, será possível ter uma visão mais precisa da saúde financeira da empresa como um todo.

Conte com o apoio de um software de gestão. Procure cursos, livros, mentores e outros recursos para que você se mantenha sempre atualizado em relação à área financeira da empresa. E por fim, faça da gestão financeira uma rotina na empresa. O ideal é realizar o controle financeiro diariamente, de forma que tudo esteja o mais claro possível.

4. Organize os processos

Organizar os processos da empresa é fundamental para a conquista dos objetivos e metas, ganhando mais agilidade (identificando erros e atividades desnecessárias) ; e mais eficiência (processos mais enxutos). Com os processos organizados, a empresa faz com que seus clientes fiquem mais satisfeitos com seus produtos e serviços.

Desenhar o fluxo das atividades da organização de forma a identificar entradas, saídas e ações. Dessa maneira, os gestores estarão habilitados para analisar o que está funcionando e aquilo que está gerando gargalos. Essa etapa também envolve questões como a adoção de novas tecnologias, a organização das atividades, o compartilhamento de dados e informações, uma melhor comunicação, entre outras particularidades.

5. Qualifique os funcionários da empresa

As pessoas são o principal ativo de uma organização; por conta disso, capacitar a equipe é essencial para que a empresa tenha uma boa gestão administrativa e financeira, tornando-se muito mais fácil de ser realizada. Quando as equipes possuem total domínio em relação aos seus setores, passarão a lidar com imprevistos de uma forma mais prática, rápida e eficiente, mantendo a empresa muito mais produtiva.

6. Aumente a produtividade da equipe

Com funcionários devidamente treinados, é natural que eles tenham maior produtividade. No entanto, ainda assim, é possível que parte da equipe esteja com algum tempo ocioso. É importante que o gestor avalie se a equipe está executando suas tarefas de acordo com os processos estabelecidos, otimizando a produção, trazendo vantagens para a companhia.

7. Conte com um bom software de gestão

Para uma gestão eficiente, utilize um bom software ERP. O gerenciamento de forma manual, pode atrasar os processos, gerar burocracias e ainda trazer muitas dores de cabeça para a empresa.

Com a evolução da tecnologia, é praticamente obrigatório contar com um sistema que apresente soluções completas e englobe todos os setores de uma empresa. Dessa forma, a companhia terá maior segurança com relação às informações, o que trará diversos benefícios, como otimização do tempo, centralização das informações, controle de execução e principalmente, atender a todas as obrigações fiscais e tributárias.

Ao utilizar as ferramentas mais adequadas, se dedicar aos processos e, principalmente, às pessoas que trabalham na empresa, é possível reduzir gastos, realizar investimentos de forma inteligente e, assim, elevar o faturamento e conquistar o sucesso no mercado. Embora essa não seja uma tarefa fácil, é totalmente possível de ser alcançada.

Conheça nosso software ERP. Um completo sistema de gestão, preparado para integrar processos dos mais diversos setores de uma empresa, auxiliando na organização das contas a pagar e a receber, no fluxo de caixa e na conciliação bancária, assim como contribuir para uma melhor e mais efetiva tomada de decisões, entre outras atividades que possibilitam ao gestor do negócio ter maior produtividade e se dedicar a questões mais estratégicas da companhia.

Quem precisa está ficando mais quentinho!!

Quem precisa está ficando mais quentinho!!

Finalizamos a nossa Campanha do Agasalho 2022 com muita gratidão!

Realizamos a entrega das doações à Central de Doações da Prefeitura de Erechim, que com o apoio de diversos parceiros, superamos as nossas expectativas, e sem dúvida nenhuma, estamos aquecendo um pouco mais o inverno de quem mais precisa.

Muito obrigado!!

– Bareta Auto Peças, Carvalho Materiais de Construção e Acabamentos, Copare Máquinas e Ferramentas, Indra Distribuidora de Insumos, Kesoja, Loja ModaVirus, Perfil Metais e Weschenfelder Máquinas e Pneus

Até a próxima!

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Segurança de dados: Como garantir a segurança dos seus dados em situações inesperadas?

Com o crescimento do mercado virtual, lojas e mais atacados estão migrando para sites, aplicativos, serviços relacionados à internet onde o cliente a comodidade de poder comprar em qualquer lugar onde ele estiver. A única exigência antes de realizar a compra é fazer um pré-cadastro com informações pessoais, endereço e outros dados algumas vezes necessários para que a empresa conheça seu cliente.

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Você sabe o que é compra a fixar?

Se você é um empreendedor que almeja uma contabilidade mais assertiva para os seus negócios, precisa estar instruído acerca de algumas modalidades de compra e venda comuns de serem utilizadas em operações comerciais.

Nesse ínterim, chegamos à questão que norteia esse artigo: você sabe o que é compra a fixar?

Caso este termo seja estranho para você ou ainda provoque confusão ao seu entendimento, acompanhe aqui o conceito e exemplos práticos de como essa modalidade de compra funciona.

O que é Compra a fixar?

O primeiro passo é entender o conceito desse tipo de operação para, então, analisar como acontece na prática.

Assim, a modalidade de compra a fixar é: operação na qual a venda de um produto é contratada com a possibilidade de haver variações no valor, conforme o mercado.

Em suma, o vendedor é quem determina quando o preço será fixado e o preço efetivo será o valor de venda de acordo com o mercado ativo, na data em que o valor fixado for estabelecido.

Ademais, espera-se que no contrato fique definido o prazo de entrega do produto comercializado, assim como, um prazo para que o preço seja fixado.

Esse tem sido um tema bastante relevante, principalmente para as cooperativas agropecuárias, por causa da falta de interesse dos produtores em faturar o volume depositado nos seus armazéns.

Por isso, elas utilizam a compra a fixar visando à liberação do espaço nos armazéns para o recebimento da próxima safra, além de evitar exposições a variações de preço.

Reconhecimento na receita

A partir da definição do contrato, a cooperativa faz a entrega da quantidade de produto comercializada ao cliente, sendo que o preço final ainda será fixado no futuro. Logo, emitem-se as notas fiscais com um valor simbólico, normalmente inferior ao valor de venda.

Para que seja reconhecido na receita, se obedece às determinações do item 9 da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TG 47 do CFC, e é sugerida esse tipo de contabilização:

1. Pelo faturamento:

C – Receita – vendas sujeitas a variação de preço

D – Créditos de venda com preço a fixar

2. Apropriação do custo:

C- Estoques de produto agrícola

D – CPV – produto agrícola

Ao se referir ao custo, a cooperativa pode não ter ainda o custo definitivo formado, assim como o valor definitivo da receita, porém ambos podem ser cotados no mercado ativo a qualquer instante.

Ademais, já se sabe que a maioria das cooperativas trata esta operação como sendo de depósito e isso pode resultar numa dificuldade de entendimento entre a contabilidade e o comercial, sendo essa uma situação que exige cuidados especiais.

O que deve ser feito após o reconhecimento?

Outro passo importante a ser feito nessa operação de compra é a mensuração de crédito pelo seu valor justo, após o reconhecimento inicial.

Portanto, torna-se essencial manter o controle auxiliar que contém as informações do pedido entregue referente a cada contrato e, conforme previsto no item 4.1.5 da NBC TG 48 do CFC, a variação ocorrida precisa ser reconhecida no resultado em conta específica dentre as receitas.

Caso a atualização da receita não seja procedida, o custo apropriado ficará superior ao valor simbólico que consta na nota fiscal, resultando numa margem de comercialização negativa, por isso é recomendada a atualização da receita, a cada mês, a partir dos lançamentos a seguir:

• C/D – Receita – vendas sujeitas a variação de preço

• D/C – Créditos de venda com preço a fixa

Agora que você já sabe o que é compra a fixar e como ela acontece na prática, temos muitas outras orientações acerca da gestão do seu negócio que vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas. Acesse a nossa área de contato para saber mais!

4 razões para sua empresa de varejo usar sistema ERP

Hoje, contar com um sistema ERP se tornou fundamental para a empresa de varejo que busca aumentar sua eficiência e produtividade e, assim, alcançar com mais agilidade seus objetivos. Para quem tem dúvida, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou, em tradução livre, Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se de uma tecnologia utilizada para otimizar a gestão de uma empresa, fazendo com que ela aproveite diversos benefícios.

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O que é Nota Fiscal Eletrônica e como emitir?

A tecnologia mudou a forma de muitas empresas operarem diariamente. Um exemplo que podemos destacar nesse sentido é a emissão de notas fiscais. Hoje, com o crescente uso da tecnologia pelo FISCO e pelas empresas, a nota fiscal eletrônica foi lançada como uma alternativa para otimizar a realização desse processo (emissão de nota fiscal), conferindo a ele maior eficiência e agilidade.

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Como o sistema ERP pode otimizar a rotina da sua empresa

As soluções tecnológicas para diversas empresas ditam o caminho de prosperidade de diversas delas. Isso se deve ao fato de que o ambiente digital faz parte da rotina do consumidor e, consequentemente, também deve fazer parte do empreendedor. Sem esses sistemas, ficaria bem difícil entender o padrão de consumo de cada cliente, seus desejos e anseios.

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3 erros comuns na emissão de notas fiscais eletrônicas e como evitar

Emitir a NF-e, ou seja, a nota fiscal eletrônica é uma obrigação determinada pelo SPED ou Sistema Público de Escrituração Digital para qualquer segmento comercial varejista e empresas distribuidoras. O documento tem a função de registrar compras e transferências de mercadorias, porém alguns erros costumam ser comuns na hora da emissão. Listamos alguns para você ficar atento evitando prejuízos no seu negócio. Acompanhe.

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As vantagens de automatizar o controle de estoque de maquinários e peças

A automatização de processos em uma empresa contribuir com a produtividade e uma melhor organização de departamentos no negócio. A partir do uso de sistemas com inteligência artificial, o retrabalho é eliminado e o tempo do profissional é otimizado, permitindo a execução de novas tarefas nos seus setores.

Acompanhe esse artigo e conheça as vantagens de automatizar o controle de estoque de maquinários e peças para a sua empresa.

Automatização dos sistemas empresariais

Os setores agrícola e industrial têm implantado alternativas mais eficientes para a execução dos processos e operações nos seus segmentos. O investimento é em uma tecnologia inteligente capaz de organizar os processos de gestão de uma empresa reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Nessa perspectiva, é que plataformas digitais são desenvolvidas para atender às demandas dessas organizações, tornando as tomadas de decisões mais assertivas e com resultados positivos para o negócio.

Vantagens do uso de sistemas automatizados

A automatização dos sistemas empresariais permite que:

– Os departamentos da empresa sejam organizados eliminando retrabalhos, melhorando o desempenho de seus profissionais;

– O controle de estoque seja feito de forma mais específica e detalhada;

– A manutenção de maquinários seja realizada de forma adequada evitando danos e desperdícios;

– Os processos de gestão sejam aperfeiçoados de acordo com a necessidade do negócio.

A utilização de sistemas computadorizados e mecânicos oferecem soluções mais eficazes para as diferentes áreas da empresa. Além disso, por contar com um sistema integrado, permite uma melhor comunicação interna e externa, tornando o relacionamento entre profissionais e clientes mais fortalecida.

Organização de estoque

A lucratividade de uma empresa está relacionada com a forma com que os processos de gestão acontecem em seus setores. Assim, o controle de estoque é um dos processos de gestão importante para a redução de perdas e eliminação de gargalos no negócio.

Nesse sentido, o uso de plataformas digitais integra os sistemas permitindo que:

– O controle de estoque seja realizado de forma remota e em tempo real;

– Os diferentes departamentos da empresa tenham acesso à informações sobre os produtos ou matérias primas armazenados, validade, data de fabricação, dentre outras informações relevantes para a qualidade do produto final;

– Permite identificar danos e prejuízos, otimizando o tempo e a produtividade do negócio.

Além disso, as plataformas inteligentes permitem a visualização da quantidade de materiais armazenados e suas condições de uso, definindo o tempo apropriado para a realização da reposição desses produtos.

Sistema de automação para os setores agrícolas e industriais

A automação de sistemas é importante para um processo de inovação e modernização de empresas no mercado competitivo. Com suas amplas possibilidades, os sistemas podem ser desenvolvidos para atender a segmentos específicos, como os industriais e agrícolas.

Com isso, o uso de uma tecnologia inteligente gera maior praticidade e agilidade na execução das atividades da empresa. Esses recursos, além de contribuir com o crescimento do negócio, gera maior autonomia aos seus gestores para tomadas de decisões mais assertivas.

Para saber um pouco mais sobre os sistemas automatizados, entre em contato conosco e seja atendido por profissionais qualificados na área de tecnologia.

Conheça as vantagens do Probus Mobile

Você sabe o que é melhor do que controle de toda a gestão da sua empresa? É poder saber de tudo através da palma da sua mão. A correria do mundo corporativo é intensa e é praticamente impossível ter que ficar preso o tempo todo ao computador para gerir todas as áreas da empresa. O Probus é um modelo de gestão descomplicado e indispensável para o sucesso de qualquer negócio. O software foi desenvolvido para simplificar e ampliar o controle dos processos operacionais da sua empresa.

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A importância de automatizar os processos no setor do agronegócio

Responsável por 25% do PIB brasileiro, não é novidade que o agronegócio é uma das atividades mais expressivas do país. E mesmo diante da instabilidade econômica, o PIB do setor fechou os primeiros cinco meses de 2019, com alta de 0,68%. O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

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Como um software pode auxiliar na gestão estratégica de custos da sua empresa


A internet veio para ajudar bastante nas empresas, pois mudou a forma como os processos são feitos, automatizando tarefas que antes eram feitas manualmente.

As organizações estão cientes da importância desta tecnologia e estão providenciando as mudanças necessárias para acompanhar esta tendência. Vejamos no artigo que segue, o conceito de software de gestão estratégica, e por que é importante que este seja implementado nas instituições.

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Matriz tributária: Como funciona

O Brasil tem uma das malhas tributárias mais complexas do mundo. São diversos impostos e taxas, que devem ser pagas em uma situação específica, sem deixar de considerar os momentos de isenção. Por conta disso, pode ser um pouco confuso alinhar as obrigações com o pagamento necessário. Esse problema é contornado pela matriz tributária.

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Como controlar sua frota de forma eficaz?

Para as empresas que dispõem de frota própria, seja para a distribuição de mercadorias ou para a prestação de serviços de transportes, é importante desenvolver metodologias para gerenciar esse patrimônio. Afinal, cada veículo representa o meio pelo qual as suas atividades podem ser executadas.

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Como funciona o processo de industrialização de terceiros?

A industrialização como processo de transformação de matéria-prima em produto passou por diversas fases desde o surgimento das primeiras fábricas têxteis no século XVIII. Os avanços tecnológicos permitiram a otimização gradual das técnicas de produção, fazendo com que elas se tornassem cada vez mais benéficas para as empresas e para o consumidor. E dentro da premissa de procurar alternativas mais viáveis surgiu a industrialização de terceiros. Saiba mais sobre ela e a importância de estar atrelada a um sistema de gestão.

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Probus: como otimizar seu PDV

A automatização de funções operacionais está cada vez mais presente no comércio varejista. A maior vantagem dessa tendência é a otimização desse tipo de projeto, permitindo que os gestores e a equipe de colaboradores se concentrem em atividades estratégicas, que promovam o crescimento do negócio. Dentro desse conceito, está o sistema PDV (ponto de venda), que abordaremos com mais detalhes a seguir.

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Como ter um controle patrimonial eficiente?

Muitos empresários e profissionais da área econômica enfrentam no dia a dia imprevistos operacionais e financeiros, como despesas não planejadas, que possuem um grande impacto na companhia. Aqui, o controle patrimonial desempenha um papel muito importante, pois afeta diretamente o planejamento orçamentário do negócio e não levá-lo a sério pode gerar graves consequências nos resultados. Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um artigo completo sobre controle patrimonial, o que significa esse conceito, sua importância e benefícios. Boa leitura!

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Venda direta com foco no cliente

Basicamente, a venda direta é aquela feita do vendedor para o consumidor, sem a necessidade de um ponto comercial ou loja ou outro tipo de estabelecimento físico para que o negócio aconteça. Embora alguns segmentos considerem o modelo já antiquado, principalmente frente aos modernos conceitos de marketing digital atuais, o formato segue firme e representa hoje um mercado global de quase R$ 200 bi – R$ 20 bi dos quais no Brasil, em 2017, apontando que as vendas diretas brasileiras estão entre as mais relevantes do mundo. Alguns analistas entendem que o conceito vive atualmente uma nova onda mundial, pela leveza e custos menores embutidos na dinâmica comercial.

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Aprenda a reduzir os custos de sua empresa

Fundamental para o desenvolvimento competitivo e saudável de empresas de todos os segmentos, a gestão estratégica de custos, também chamada de GEC, é um recurso amplamente utilizado por companhias que precisam tomar decisões assertivas, com redução dos custos, gestão eficiente das despesas e um gerenciamento financeiro de qualidade. Ao longo desse artigo, iremos explicar o que esse termo significa, sua importância e como aplicá-lo com eficiência na sua empresa.

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Mercopar 2024 tem presença da Wonder Sistemas

A equipe da Wonder Sistemas esteve na 33ª Mercopar, considerada a maior feira de inovação e negócios da América Latina. Realizada no Centro de Eventos nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), de 15 a 18 de outubro de 2024, exposição contou com 550 empresas gaúchas e de outros estados, além de 90 startups.

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