Você sabia que o Dia Mundial do Backup – celebrado em 31 de março – foi criado para conscientizar sobre a importância de proteger arquivos e dados digitais? Em um mundo cada vez mais digital, perder documentos essenciais, fotos ou até mesmo arquivos profissionais pode ser uma grande dor de cabeça.
Pense por um momento: por falha de equipamentos, ataques cibernéticos ou mesmo exclusão acidental, a perda de dados pode gerar transtornos irreversíveis. De acordo com o site World Backup Day, 21 % das pessoas nunca fizeram backup. E mais de 100 celulares são perdidos a cada minuto. Além disso, quase 30% das perdas de dados são acidentais.
Nesse contexto, adotar práticas de segurança é fundamental para manter seus arquivos protegidos. Por isso, descubra o que é backup, sua importância e 10 dicas infalíveis para proteger seus arquivos! Vamos lá?
Backup nada mais é do que uma cópia de segurança dos seus arquivos, armazenada em um local alternativo ao original. Dessa forma, caso haja perda de dados, é possível recuperá-los sem grandes prejuízos.
Os backups podem ser feitos de diversas maneiras, incluindo:
Backup em nuvem: armazenamento em servidores online tais como Google Drive, OneDrive e Dropbox, por exemplo.
Backup local: cópias de arquivos em HDs externos, SSDs, pen drives ou servidores locais.
Backup híbrido: combinação de backup em nuvem e local para maior segurança; por diminuir consideravelmente os riscos, é altamente recomendável.
A escolha do melhor método depende da sua necessidade, mas o importante é sempre ter mais de uma cópia de segurança em locais diferentes.
Muitas pessoas só percebem o valor de um backup quando já perderam arquivos importantes. Entre as principais razões para manter um backup atualizado, estão:
• Proteção contra falhas de hardware: HDs e SSDs podem falhar sem aviso prévio.
• Defesa contra ataques cibernéticos: ransomware e outros malwares podem bloquear ou excluir seus arquivos.
• Recuperação de arquivos deletados acidentalmente: um backup pode salvar informações apagadas sem querer.
• Garantia de continuidade dos negócios: empresas que perdem dados críticos podem sofrer grandes prejuízos.
• Segurança contra desastres naturais: incêndios, enchentes e outros desastres podem comprometer o armazenamento físico.
Agora que você já sabe o que é backup e por que ele é fundamental, confira 10 dicas fundamentais para proteger seus arquivos com segurança!
Estabeleça uma frequência para salvar cópias atualizadas dos seus arquivos (diária, semanal ou mensalmente), ou seja, incorpore a realização de backups à sua rotina.
Computadores e notebooks sempre estão sujeitos a apresentar falhas. Por isso, tenha sempre um backup externo, em outra máquina ou servidor que não seja o original.
Plataformas como Google Drive, OneDrive e Dropbox podem garantir acessibilidade e proteção. Se você tem uma empresa que usa um sistema de gestão, confira também 10 vantagens de hospedar um ERP em nuvem.
Armazene cópias offline para aumentar ainda mais a segurança oferecida pelas cópias em nuvem. Lembre-se: quanto maior a segurança, menores são as chances de perda de dados.
Manter seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados reduz vulnerabilidades e protege contra ataques.
Utilize softwares como VeraCrypt, BitLocker e AxCrypt, por exemplo, para proteger informações confidenciais.
Proteja suas contas de armazenamento em nuvem com uma camada extra de segurança, ativando a autenticação de dois fatores.
Isso pode evitar ataques de phishing e ransomware contra seus arquivos. Sobre isso, não deixe de conferir 10 Medidas de segurança contra ataques de hackers.
Senhas complexas dificultam invasões, e um gerenciador de senhas simplifica seu uso diário.
Para se certificar de que estão seguros, verifique se os arquivos podem ser recuperados corretamente antes de uma possível necessidade.
O Dia Mundial do Backup nos lembra da importância de manter nossos arquivos protegidos contra perdas inesperadas. Seja para documentos pessoais ou profissionais, investir em boas práticas de armazenamento seguro pode evitar muito transtorno no futuro.
Tudo isso ajuda a compor a segurança da informação, conjunto de medidas para proteção de dados contra acessos não autorizados, alterações, destruições ou roubos.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como proteger seus arquivos, compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas a se prevenirem contra a perda de dados!
Você sabia que o Dia Mundial do Backup – celebrado em 31 de março – foi criado para conscientizar sobre a importância de proteger arquivos e dados digitais? Em um mundo cada vez mais digital, perder documentos essenciais, fotos ou até mesmo arquivos profissionais pode ser uma grande dor de cabeça.
Leia MaisO time da Wonder Sistemas está presente na 25ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do calendário de eventos do agronegócio em 2025. No ano passado, foram 7,9 bilhões gerados em negócios, batendo recordes de comercialização. Este ano o evento acontece de 10 a 14 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul.
Leia MaisNa era digital em que vivemos a conectividade faz parte do dia a dia. No entanto, com o aumento do uso da tecnologia, os riscos cibernéticos também cresceram. Tal como vírus, ataques de hackers estão cada vez mais sofisticados e podem comprometer dados pessoais e corporativos, causando prejuízos irreparáveis. Felizmente, há formas de prevenção.
Leia Mais