Como uma boa gestão de frotas pode melhorar a logística da sua transportadora

Publicado em

Um dos principais desafios de qualquer negócio é fazer os trajetos percorridos em um país grande como o Brasil serem otimizados de forma eficiente, poupando tempo e diminuindo ao máximo os custos com transportes.

No caso de transportadoras, que vivem esta realidade como base do negócio, é fundamental uma boa gestão de frotas, que fará o processo ser feito de maneira eficaz para aumentar o sucesso da empreitada. E o que é a gestão de frotas? Ela nada mais é do que o controle de tudo que for relacionado aos veículos da empresa, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Por isso, torna-se preponderante que os especialistas no setor de transportadoras entendam perfeitamente como realizar uma boa gestão de frotas, ainda mais em um país com dificuldades estruturais e com o tamanho do Brasil.

Boa gestão de frotas evita paradas desnecessárias

Quando tratamos de transportadoras, o número de caminhões é enorme e o cuidado com cada um deles é indispensável. Não se pode perder tempo ou clientes por conta de veículos parados por problemas, que talvez pudessem ter sido evitados com uma manutenção mais constante e uma divisão correta de utilização. O uso equilibrado e bem distribuído ao longo do território nacional é chave para o sucesso de uma transportadora.

Planejamento correto diminui custos

Outro grande objetivo de qualquer negócio é reduzir os custos sem perder qualidade e prestígio no mercado. Por isso, novamente se faz necessária uma gestão de frotas eficiente. Planejamento é a base de uma boa execução e de satisfação dos clientes.

Pensando em uma transportadora, que geralmente terá uma série de serviços, a diminuição de custos pode vir de uma logística bem trabalhada, diminuindo o risco de quebras pelo caminho e atrasos que levem à perda de status e dinheiro. Por isso, a manutenção dos automóveis é fundamental. Não se pode esperar a máquina quebrar e gerar problemas ao negócio.

Além disso, planejar bem as rotas que serão usadas acarretam em uso mais consciente de combustível e também diminuem os custos, sem perda de qualidade ou tempo.

Melhorias na atividade humana

E para quem pensa que a gestão de frotas vai trabalhar apenas no setor de manutenção e cuidados com os caminhões ou outros veículos de transporte, engana-se. Este tipo de processo serve também para melhorias na atividade humana.

Faz parte da gestão de frotas cuidar para que os motoristas sejam os mais preparados possíveis, para que ganhem tempo, mas sem correr riscos nas estradas. Não se pode confundir velocidade de entrega com imprudência. O profissional deve ser responsável por uma direção segura, para ele, para os outros presentes na estrada e para as mercadorias.

Estas são algumas das vantagens de ter um processo consolidado de gestão de frotas em uma transportadora. São vários os desafios neste segmento, mas eles podem ser melhor conduzidos com trabalho eficiente e moderno.

Quer saber mais sobre este ou outros temas relacionados? Não hesite em nos contatar por meio de nossa área de contato. Estaremos felizes em ajudá-lo a conhecer mais sobre o assunto e sobre nosso trabalho. 

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

Expodireto Cotrijal 2024 tem presença da Wonder Sistemas

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente na 24ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do calendário de eventos do agronegócio em 2024. Com 7,9 bilhões gerados em negócios, o evento bateu recordes de comercialização, tendo acontecido de 4 a 8 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Colaborador recebe homenagem por completar 20 anos de Wonder Sistemas

O colaborador Jeison Carlos Grandó, do time de Desenvolvimento da Wonder Sistemas, foi homenageado por completar 20 anos de empresa nesta sexta-feira (8). O funcionário recebeu uma placa de homenagem para marcar as duas décadas de trabalho dedicadas à organização.

Leia Mais

Wonder Sistemas no Show Tecnológico Copercampos de 2024

A equipe da Wonder Sistemas esteve presente no 28º Show Tecnológico Copercampos, um dos maiores eventos do agro brasileiro. A edição de 2024 conta com mais de 160 expositores, realizando-se nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Copercampos, em Campos Novos, Santa Catarina.

Leia Mais

NEWSLETTER Novidades sobre nossos serviços